Pretendo, despretensiosamente, divulgar aqui ideias, pensamentos, acontecimentos, imagens, músicas, vídeos e tudo aquilo que considere interessante, sem ferir susceptibilidades.

Falando de tudo e de nada... correndo o risco de falar demais para nada!


terça-feira, 5 de junho de 2012

O sem-abrigo!

Para mim também “os sem-abrigo representam a forma mais extrema e complexa de exclusão.” (cit. in Costa, 1988). 
Por isso mesmo, não deixou de me impressionar uma notícia vinda do Brasil e que  circulou recentemente pelo Facebook.
A história do sem-abrigo da foto que, no dia 1 deste mês, teria sido expulso pelos responsáveis da livraria onde folheava um livro.
Felizmente, a notícia acabou por ser desmentida pelos responsáveis da referida livraria. Confirmaram, no entanto, que o sem-abrigo é um conhecido frequentador da livraria, um ex-professor amigo de todos e que nunca houve nenhum tipo de abordagem negativa por parte dos funcionários do estabelecimento em relação à sua permanência no interior da loja.
Mesmo assim, por motivos óbvios, a notícia chocou-me.
É bom lembrar que, apesar de Portugal ter sido um dos primeiros países Europeus a declarar na sua Constituição: “Todos têm direito, para si e para a sua família, a uma habitação de dimensão adequada, em condições de higiene e conforto e que preserve a intimidade pessoal e a privacidade familiar”, infelizmente, devido ao agravar das dificuldades económicas das famílias portuguesas, ao aumento do desemprego e à diminuição das ajudas sociais aos mais necessitados, tem vindo a aumentar o número de pessoas consideradas sem-abrigo no nosso país.
Cada ser humano é único, e todos merecemos que nos tratem com a dignidade que a constituição e os direitos humanos nos conferem.
Antes de serem sem-abrigo são pessoas.

Sem comentários:

Enviar um comentário