Pretendo, despretensiosamente, divulgar aqui ideias, pensamentos, acontecimentos, imagens, músicas, vídeos e tudo aquilo que considere interessante, sem ferir susceptibilidades.

Falando de tudo e de nada... correndo o risco de falar demais para nada!


domingo, 10 de junho de 2012

O trabalho dignifica ... (!?)

Sempre ouvi dizer que "o trabalho dignifica o homem" e nunca entendi muito bem esta expressão porque nunca a consegui colar à realidade. Pelo menos à minha realidade e aquela que me rodeia. 
Veja-se o que se passa neste país onde as pessoas com melhor qualidade de vida são (por regra) as que menos trabalham. No entanto, como têm dinheiro, são consideradas muito dignas. Pelo menos uma dessas, depois de deixar este País na miséria, actualmente desempregada e sem qualquer actividade profissional conhecida, dá-se ao luxo de viver e estudar numa das capitais mais caras da Europa: Paris! No entanto, enquanto se passeia, de férias, por Lisboa e num Mercedes com motorista, continua a ser considerado, por muitos outros, gente muito digna!

"O homem não nasceu para trabalhar, mas para criar", disse o grande pensador e filósofo. E, disse mais: "O português não gosta de trabalhar. Se há uma tecnologia que trabalhe por ele, ela que avance. Ele tem coisas mais interessantes para fazer como poeta, do que a trabalhar. (...)  e dentro de determinadas condições, se a vida lhe fosse inteiramente favorável, ele gostaria muito mais de contemplar e poetar do que trabalhar..."Agostinho da Silva, in 'Entrevista'
Por sua vez Voltaire, disse: “o trabalho afasta de nós três grandes males: o tédio, o vício e a necessidade.” Deste modo, “toda a sociedade adoptou este louvável desígnio: cada um se dedicar a exercer os seus talentos.

Eis aqui uma divergência clara de pensamento entre estes dois grandes pensadores. E quem sou eu para os contrariar? Ou para concordar mais com um do que com o outro?
Apenas posso dizer que, tal como Ortega Y Gasset, “eu sou eu e a minha circunstância” e, por conseguinte, ao longo de toda a minha vida procurei, com convicção e honestidade, conciliar o trabalho com os outros prazeres da vida, sobretudo com a presença junto dos filhos e da família. Procurei sempre organizar o meu tempo para o distribuir entre o trabalho e o lazer.
Hoje em dia, já com os filhos criados e a trabalharem (... :-) sem dúvida que os momentos mais preciosos para mim são aqueles em que consigo, em paz, contemplar a natureza, em especial o mar, ouvir uma nascente cantar, ouvir o canto das pássaros, fazer um passeio ou uma corridinha no passadiço junto à praia e assim por diante ... há tantas coisas belas que a vida e a natureza nos oferecem!

Sem comentários:

Enviar um comentário