Pretendo, despretensiosamente, divulgar aqui ideias, pensamentos, acontecimentos, imagens, músicas, vídeos e tudo aquilo que considere interessante, sem ferir susceptibilidades.

Falando de tudo e de nada... correndo o risco de falar demais para nada!


sexta-feira, 15 de junho de 2012

Mulher emancipada!

A emancipação da mulher é um assunto recorrente. Tem séculos. Antigamente a mulher era vista apenas como um utensílio que tinha como únicas utilidades: parir, criar e educar. O filósofo grego Platão considerava a natureza das mulheres inferior à dos homens, na “capacidade para a virtude”, a mulher era então vista por ele como um ser sem raciocínio, comparando-a até aos escravos :-).
Entretanto as coisas evoluíram e a partir do século XIX aparecem os primeiros movimentos organizados de mulheres a reivindicar os mesmos direitos dos homens e, durante a primeira guerra mundial, começaram mesmo a ocupar alguns lugares deixados vagos pelos homens que partiram para a guerra.
A partir daqui foi um ver se te avias, desataram a ocupar, por toda a parte, os espaços de poder, como direcção de empresas, de partidos, de parlamentos , etc, etc.
Lutaram e conseguiram! Em quase todo o mundo e em toda Europa.
Em Portugal foi recentemente publicada, em Diário da República, a Lei da Paridade, que obriga à inclusão de um terço de mulheres nas listas eleitorais. A presidente da Assembleia da Republica portuguesa é mesmo uma mulher! E Transmontana!!!

Estou inteiramente de acordo, a sério e sem paternalismo, mas (e há sempre um mas) vejam agora no que tudo “isto” deu!   :-))

 


Sem comentários:

Enviar um comentário