Pretendo, despretensiosamente, divulgar aqui ideias, pensamentos, acontecimentos, imagens, músicas, vídeos e tudo aquilo que considere interessante, sem ferir susceptibilidades.

Falando de tudo e de nada... correndo o risco de falar demais para nada!


segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Uma aventura – os cinco no nordeste (IV)

A caminho do Escalhão 
A próxima paragem técnica (para desenferrujar as pernas, apreciar a paisagem, tirar umas fotos e… verter águas) foi nas Caldas de Moledo.
O Rogério cumpriu todos os objetivos a preceito, enquanto o Alexandre se entretinha a apanhar figos, o Mota ficava refastelado e contemplativo num banco de jardim e o Jorge e o Bernardino cumpriam a função de repórteres fotográficos.

A Régua era local de paragem obrigatória, junto ao ancoradouro, onde estava atracado um enorme navio-hotel do Douro Azul do nosso conhecido Mário Ferreira.
Tomado o café da praxe prosseguimos caminho até à barragem de Bagaúste. Como estava um barco a passar na eclusa, eram muitos os mirones. O Jorge vislumbrou uma nesga e pediu a uma simpática donzela para o deixar espreitar pela frincha para tirar umas fotos. A gaja riu-se, não sabemos de quê.

O DOC (do chefe Rui Paula), na foz do Távora, foi objeto de romaria e espiolhagem. Foi com simples curiosidade mas algum alheamento e desdém que observamos a ementa. Nada que nos seduzisse, pois o nosso destino era claro: o Lagar, em Escalhão.

Na subida do Pinhão para a Pesqueira paramos a admirar a paisagem. E com quem havemos de deparar a fazer o mesmo que nós? Isso mesmo, a donzela a quem o Jorge pedira para lhe deixar espreitar pela frincha na barragem. Trocamos fotografias e prosseguimos viagem, que já se fazia tarde.

Já passava da uma hora quando chegamos a Foz Coa. Até ao Escalhão ainda tínhamos uns bons 50 kms e confirmamos que tínhamos mesmo de ir a Figueira de Castelo Rodrigo. Não havia volta a dar, ou seja, tínhamos mesmo de dar a volta toda: ir para um lado e depois fazer uma volta de 180.º, seguindo um caminho quase paralelo ao primeiro, mas em sentido oposto.
Passava da hora e meia quando cortamos a meta e aterramos no Lagar.

Lagarada no Lagar (N 40.944886 W-6.92777)
O Lagar não é propriamente um restaurante, mas muito mais um “lugar de afetos” – dixit a proprietária, D. Cristina Gomes. E quem somos nós para a contrariar!

Uma simbiose perfeita entre o rural e o urbano, a tradição e a modernidade. Um recuo ao século XVIII e a afirmação do século XXI: uma casa muito antiga, excelentemente recuperada; a arquitetura tradicional com o toque da decoração atual; alfaias e apetrechos talvez com dois séculos a coexistirem com uma carta de vinhos apresentada num ultramoderno IPAD.

Escolhemos o espaço exterior, por estar um tempo agradabilíssimo cá fora.
O saber receber e a hospitalidade durienses emergeram com naturalidade. Já não havia tiras de porco preto (prato da ementa do dia), mas ofereceram-nos (gratuitamente) uma minidose para degustação, acompanhada de melão e presunto.

Prato escolhido para o almoço: lagarada de bacalhau, com o dito passado pelas brasas e esfiapado, acompanhado de batata a murro e regado com azeite a preceito, empurrados por um agradável tinto da casa.
A dose era tão generosa que mesmo o bacalhau nem de empurrão marchou todo. O sobrante e as batatas davam para alimentar uma famélica família cigana. Quem lhes dera!
As sobremesas eram deliciosas misturas de doçaria tradicional com requintes de apresentação de um Master Chefe com estrela Michelin: um hino à sabedoria caseira no dizer de um repórter da Visão.

Quando chegou a dolorosa o preço afinal foi… uma agradável surpresa: 22 euros por cabeça, o que, não sendo barato nem acessível a um professor ou reformado, era uma quantia módica face à variedade, qualidade, quantidade e serviço que nos foram proporcionados. 

Quem nos dera ter à mão muitos lugares de afetos como este (ou será lagares de afetos?)

(Cont...)

Sem comentários:

Enviar um comentário