Pretendo, despretensiosamente, divulgar aqui ideias, pensamentos, acontecimentos, imagens, músicas, vídeos e tudo aquilo que considere interessante, sem ferir susceptibilidades.

Falando de tudo e de nada... correndo o risco de falar demais para nada!


domingo, 9 de setembro de 2012

Fundamentalismos ...

Foi ontem - finalmente - libertada da prisão uma criança com 12 anos de idade (!), com trissomia 21 (síndrome de Down)!!!

Esta jovem que, naturalmente, apresenta debilidades intelectuais e défices cognitivos em consequência da sua deficiência, tinha sido detida dia 16 de Agosto de 2012, em Mehrabad, um bairro em Islamabad habitado por perto de 800 paquistaneses cristãos, depois de uma multidão em fúria ter exigido que fosse punida. 
Um responsável da polícia local disse à agência noticiosa France-Presse (AFP), que a criança terá sido vista em público com páginas queimadas entre as quais se encontravam versos do Corão e outros textos islâmicos. 
A criança chamada Rimsha foi ouvida no dia seguinte (17 de Agosto) em tribunal mas não terá conseguido explicar o que aconteceu e entendido as questões que lhe foram colocadas.
Mesmo assim ficou em prisão preventiva durante 14 dias, ao fim dos quais compareceu de novo em tribunal mas ... só ontem dia 8 de Setembro de 2012 foi libertada!!!  

A mesma agência referiu que no Paquistão, em muitos casos, aqueles que são acusados de blasfémia são mortos em ataques de multidões. Um desses casos foi registado no último mês de Julho, quando um homem acusado de blasfémia, mentalmente instável, foi capturado de uma esquadra da polícia para ser queimado vivo na zona de Bahawalpur, na província de Punjab. 
Por sua vez, a BBC lembrou que no ano passado, Shahbaz Bhatti, ministro dos Assuntos Internos, foi morto depois de ter defendido a revisão da lei sobre a blasfémia. Dois meses antes, o governador de Punjab, Salman Taseer, foi também assassinado após ter assumido a mesma posição.

Como é possível??? Como é possível que em pleno século XXI ainda existam no mundo, em nome de princípios religiosos e/ou políticos comportamentos verdadeiramente selvagens!?

Sem comentários:

Enviar um comentário