Pretendo, despretensiosamente, divulgar aqui ideias, pensamentos, acontecimentos, imagens, músicas, vídeos e tudo aquilo que considere interessante, sem ferir susceptibilidades.

Falando de tudo e de nada... correndo o risco de falar demais para nada!


sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Acordo ortográfico

Recebi, recentemente, um e-mail cujo conteúdo veio mesmo de encontro às ideias que tenho sobre o acordo ortográfico e que, aliás, expressei oportunamente nas BREVES NOTAS deste blogue. 
De facto, o novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa que está em vigor, desde 2009, em vários países da CPLP, é mais uma prova da imbecilidade dessa gente que governava (e governa) Portugal! 
Afinal de onde vem a origem das palavras da nossa Língua? Do Latim!!! E desta, derivam muitas outras línguas da Europa. Até no Inglês, a maior parte das palavras derivam do latim!

Senão vejamos alguns exemplos:
Conclusão: na maior parte dos casos, as consoantes mudas das palavras destas línguas europeias mantiveram-se tal como se escrevia originalmente.

Há ainda uma regra gramatical que os “iluminados” tentam escamotear da discussão. As consoantes mudas abrem as vogais que as antecedem. Exceção deverá ser lida com a vogal fechada, enquanto Excepção abre o “e” central.

Se a origem está na Velha Europa, porque é que temos de imitar os do outro lado do Atlântico?

Mais um crime na Cultura Portuguesa e, desta vez, provocada pelos nossos intelectuais da Língua de Camões.

Por tudo isto, meus amigos, não se admirem que eu continue a NÃO seguir as regras do novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa. Enquanto tiver o discernimento mental e a capacidade intelectual necessários para escrever tal como aprendi na escola, sem necessitar do corrector ortográfico (que só confunde e remete para o engano), utilizarei sempre o português de Portugal.  

Não tive a oportunidade de lutar contra este acordo ortográfico de maneira mais efectiva mas, o Português de Portugal continuará a fazer parte da minha cultura, da minha identidade e da minha vida e não vou aceitar que ninguém me obrigue a escrever de outra forma. 

Sem comentários:

Enviar um comentário