Pretendo, despretensiosamente, divulgar aqui ideias, pensamentos, acontecimentos, imagens, músicas, vídeos e tudo aquilo que considere interessante, sem ferir susceptibilidades.

Falando de tudo e de nada... correndo o risco de falar demais para nada!


quarta-feira, 6 de agosto de 2014

"Turistando"... (I)

Nota Prévia
Cá em casa gostamos muito de viajar, de passear ou, dizendo de uma forma mais brejeira, de laurear a “pevide”. Agora aposentados (mas não reformados dos prazeres da vida) estamos sempre prontos a partir, sobretudo para lugares que nunca tivemos a oportunidade de visitar. O problema é que o graveto nem sempre nos deixa ir para onde gostaríamos :-(.
Desta vez, o dito permitiu-nos visitar terras e localidades do Alentejo, do Sul de Espanha e do Norte de África.
Foi uma escapadela de 1916 Km de automóvel, uma viagem de barco durante 45 minutos entre Algeciras e Ceuta e um dia inteiro de autocarro pelo Norte de Marrocos.

1º dia - Elvas
Ficámos instalados no hotel D. Luís, em Elvas, localizado nas proximidades da zona central e mesmo em frente ao Aqueduto da Amoreira

Como sabem, Elvas é uma cidade que fica muito próximo da fronteira de Espanha e a cerca de catorze quilómetros da cidade de Badajoz. É uma das cidades mais fortificadas da Europa e a mais importante praça-forte da fronteira portuguesa.
Como conhecíamos mal a cidade aproveitámos o dia para percorrer as suas ruas que são limpas e arrumadas, como podem ver nas fotos seguintes. 
 
 

Achámos muito interessante (e funcional) a utilização desta névoa de água refrescante sobre a rua mais comercial de Elvas... 

Constatámos que, de facto, Elvas está cheia de pontos turísticos de interesse. Imponentes edifícios que constituem autênticos monumentos e que albergam museus, igrejas, casas brasonadas, o castelo, a praça e sobretudo as 5 muralhas que, em conjunto com o centro histórico da cidade, são Património Mundial da Humanidade.
Ora vejam!

Uma das muralhas que pudemos, desde logo, apreciar do quarto do hotel é o lindíssimo Aqueduto da Amoreira, que liga o local da Amoreira à cidade de Elvas. Com 8,5 quilómetros de extensão, 843 arcos com mais de cinco arcadas e torres que se elevam a 31 metros de altura, é considerado o maior aqueduto da península Ibérica.

Outro monumento que valeu a pena visitar: a imponente Sé de Elvas!

Para terminar a visita a esta belíssima cidade raiana não podia deixar de falar da sua gastronomia. Fomos jantar ao Restaurante "A Coluna" por indicação da simpática recepcionista do Hotel. Fica situado numa das ruas centrais da cidade e apresenta-se com uma decoração rústica e um ambiente informal. A comida é óptima dentro da tradicional portuguesa e com um preço comedido.
Degustámos gaspacho e bacalhau com espinafres, acompanhados com vinho maduro tinto da casa. Muito bom! Mesmo!!!

(Continua...)



4 comentários:

  1. És um sortudo por poderes viajar assim.
    Conheço Elvas bastante bem, pois tenho uma irmã e sobrinhos que vivem lá. Corroboro tudo o que dizes sobre esta linda e simpática cidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado amigo! Gosto de viajar mas... infelizmente não o faço sempre que (e como) me apetece!!! Desta vez calhou bem. Adorei Elvas que só conhecia de passagem. Um abraço

      Eliminar
  2. Pelas imagens parece-me o Hotel S. João de Deus onde nós ( há 8 anos consecutivos, menos este) fazemos paragem quando vamos para Torremolinos, mas tu dizes hotel D. Luís, é porque é.
    O Restaurante que comemos fica mesmo no largo em frente ao Hotel ou no Regional.
    Mas gostei também da tua opção. Estais muito bem e ….recomenda-se.
    1 grande abraço
    MAFreire

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Hotel S. João de Deus é muito próximo do Hotel D. Luís. Fica mesmo do outro lado da estrada e também próximo do Aqueduto da Amoreira. Gostei de tudo em Elvas. Um abraço amigo

      Eliminar