Pretendo, despretensiosamente, divulgar aqui ideias, pensamentos, acontecimentos, imagens, músicas, vídeos e tudo aquilo que considere interessante, sem ferir susceptibilidades.

Falando de tudo e de nada... correndo o risco de falar demais para nada!


quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Leitão à Paulo Portas...

Ontem, numa reunião gastronómica cuja ordem de trabalhos foi dedicada quase exclusivamente ao leitão, um dos amigos aí reunidos saiu-se com esta pergunta (enquanto se dedicava com fervor e paixão à arte de bem desossar a tenra carne das costelas do dito):
- Vocês ouviram ontem o Paulo Portas?
- Eu já nem posso ouvir esse gajo! Respondeu de pronto o amigo do lado, enquanto
limpava os beiços com um guardanapo
- Ããhh! sim!? E o que é que ele disse? Questionei eu
- Veio insinuar que foi devido a ele, e à sua acção política, que os pensionistas até aqui afectados pela Contribuição Extraordinária de Solidariedade irão deixar de a descontar a partir deste mês de Janeiro de 2015! É preciso ter lata!!!
- Então não foi o Tribunal Constitucional que chumbou esta medida e que obrigou o governo a devolver, já a partir deste mês, aquilo que nos estavam a roubar!? Questionou, indignado o mais velho dos membros do Grupo 5.com(e)
- Claro que foi! Mas… não nos podemos esquecer que vamos ter eleições e, portanto, ele o que quer é tirar proveito próprio daquilo que foi obrigado a fazer – respondeu o quinto elemento por sinal o mais calado e o mais portista de todos os portistas

A “reunião” continuou assim descontraidamente, cada um fazendo a sua reflexão à volta deste tema e de outros da actualidade política e desportiva nacional.

Quando cheguei a casa não pude deixar de continuar a pensar neste assunto.
De facto, a Contribuição extraordinária de solidariedade foi apenas mais uma das medidas a que este Governo deitou mão (por ser mais fácil e acessível) para impor uma economia política da austeridade.
Com o argumento de que esta era a solução única, obrigatória e incontornável o governo do qual Paulo Portas faz parte, foi impondo outras medidas das quais destaco a sobretaxa no IRS e os cortes salariais extraordinariamente ordinários. Entretanto foram tomadas outras a que já lhes perdi a conta e que não foram mais do que confiscos a que nos sujeitaram e foram percorrendo o seu percurso. Uns foram chumbados, outros inexplicavelmente viabilizados pela permeabilidade do Tribunal Constitucional, mas todos eles foram julgados à luz do nosso direito e em sede própria.

Ora, apesar de todos os elementos que compõem o Grupo 5.com(e) começarem já a sentir problemas de ADN (Afastamento da Data de Nascimento), todos ainda se lembram da violência com que o Governo reagiu ao chumbo do Tribunal Constitucional à tentativa de imposição definitiva da Contribuição Extraordinária de Solidariedade.

Daí a nossa reacção espontânea e a nossa indignação contra esta tentativa oportunista de Paulo Portas de querer apropriar-se dos benefícios eleitorais desta medida…   

4 comentários:

  1. Nem parece teu. Durante e depois de um repasto com a QUALIDADE que descreveste ainda desvalorizas o leitão com "ferramentas" de classe duvidosa e de meia "tigela". Tiveste sorte, entre o excelente e o medíocre, não teres "desenvolvido" uma congestão.
    MAFreire

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O leitão "à Paulo Portas" é mesmo assim. O leitão é sempre bom... o Portas é sempre indigesto. Mas tens razão... não devia ter vindo a "ruminar" para casa num animal desses depois de me ter deliciado com o leitão :-)

      Eliminar

  2. Como sempre acutilante e certeiro nas tuas escritas.
    Decerto que ainda espera que certos papalvos o sigam para não ir de "táxi" para casa no dia das eleições. E são estes os políticos sérios que nos governam.
    Como eleitores, não crentes nesta cambada,valham-nos os nossos encontros onde o isolado desportista sulista continua em grande.
    Um abraço . Rogério

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem aparecido por aqui, amigo! O “culpado” deste post foste precisamente tu, ao introduzires o tema Portas… esse famigerado político das feiras e da “banha da cobra”. Só não estragou o nosso repasto porque o leitão estava uma delícia e… para repetir, como diria o nosso Pinto da Mota.
      Mas, olha que sou do Norte e Transmontano como tu, “carago”, mas também um “bom chefe de família”- portanto - benfiquista :-) Um abraço

      Eliminar