Pretendo, despretensiosamente, divulgar aqui ideias, pensamentos, acontecimentos, imagens, músicas, vídeos e tudo aquilo que considere interessante, sem ferir susceptibilidades.

Falando de tudo e de nada... correndo o risco de falar demais para nada!


sábado, 8 de novembro de 2014

A Dança dos Grifos - Freixo de Espada à Cinta

Ao ver (e admirar) o vídeo que se segue fui automaticamente remetido para o dia 30 de Agosto de 2012.
Nesse memorável dia, o Grupo 5.com deslocou-se, numa das suas habituais viagens turísticas e gastronómicas, a Escalhão que pertence ao Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, mas fica muito próximo de Freixo de Espada à Cinta.
O destino final foi o Restaurante “O Lagar” que foi caracterizado da seguinte forma por Alexandre Ribeiro, economista, autor do livro "Economia em contramão" e do blogue Em Contramão, na sua habitual crónica: 
O Lagar não é propriamente um restaurante, mas muito mais um “lugar de afetos”… “É também uma simbiose perfeita entre o rural e o urbano, a tradição e a modernidade. Um recuo ao século XVIII e a afirmação do século XXI: uma casa muito antiga, excelentemente recuperada; a arquitetura tradicional com o toque da decoração atual; alfaias e apetrechos talvez com dois séculos a coexistirem com uma carta de vinhos apresentada num ultramoderno IPAD”.

Depois de degustarmos uma excelente lagarada de bacalhau, “com o dito passado pelas brasas e esfiapado, acompanhado de batata a murro e regado com azeite a preceito, empurrados por um agradável tinto da casa”, seguimos a nossa viagem (agora turística) até que parámos no Miradouro do Alto da Sapinha.
Daí observámos, tal como o nosso cronista referiu, “ao fundo, bem lá no fundo, o rio Douro, com o ancoradouro ocupado por um moderno navio-hotel; a leste os montes espanhóis, a dar um ar de cosmopolitismo à agressiva paisagem; no ar, nas suas acrobacias de caça, duas imponentes águias, quiçá reais, estavam a borrifar-se completamente para os olhares dos mirones, que gostariam de as apanhar estáticas, ao alcance das objetivas das máquinas fotográficas, de preferência recortadas contra o azul do horizonte”.
Na altura não sabíamos mas as “duas imponentes águias, quiçá reais” provavelmente não eram águias. Seriam talvez os Grifos no seu ritual de voo pelos céus desta belíssima região...

Apreciem agora a beleza da dança dos Grifos.


Sem comentários:

Enviar um comentário