Pretendo, despretensiosamente, divulgar aqui ideias, pensamentos, acontecimentos, imagens, músicas, vídeos e tudo aquilo que considere interessante, sem ferir susceptibilidades.

Falando de tudo e de nada... correndo o risco de falar demais para nada!


quinta-feira, 5 de junho de 2014

“Malévola”, a versão moderna do filme “A Bela Adormecida”...

No Domingo passado perdi mais uma missa! O padre (qual Tribunal Constitucional) vai com certeza aplicar-me uma penitência qualquer! 
A Barbra Streisand é outra música e também muito bárbara, no bom sentido. O seu timbre de voz sempre me fascinou. 
Mas não resisto ao tema das missas do primeiro parágrafo, porque, lá diz o povo, na sua sabedoria, que “missa e pimento, são fraco alimento”. Sou pouco de missas, mas já de pimentos gosto deles assados com batatas e sardinhas, por exemplo. Missa para mim, nem mesmo breve. Só lá vou mesmo em cerimónias que tenho o dever ou a obrigação de assistir.
Mas há muita “gente” para missas. Por exemplo penso que o governo, antes de apresentar um orçamento, podia ir à missa, enfim mal não lhe fazia, talvez ajudasse pedir ajuda divina, pois com tanto chumbo no lastro governativo é difícil manter-se à tona de água. E o chumbo, tal como o mercúrio, faz mal à saúde. O Tribunal Constitucional deve ser o seu maior pesadelo.
Ah!!! Lá está! Vislumbro lá longe outro que gosta de missas. O Durão que de Bruxelas ainda manda uns "bitaites" a Portugal que nem o nosso saudoso brigantino Hernâni Gonçalves desdenharia. Mas isto não lhe anda a correr lá muito bem, belisca-lhe a sua imagem. Talvez ajude ir à missa, mas não pode ser uma missa breve, tem de ser longa e com todos os sacramentos, para que lá do Altíssimo, surja uma lufada de ar fresco ou uma mudança de ares, que ele queria que fosse para o Palácio de Belém. 
Por falar em Palácio de Belém. Quem também anda num "sono" profundo é o "paspalho". Quando digo "paspalho" poderia dizer Presidente da República que anda mais entretido nas selfies com os jogadores da selecção nacional e a condecorar uns "amiguitos" da política e da banca, em vez de fazer o que a sua função exigiria que é o de "cumprir e fazer cumprir" a Constituição da República Portuguesa.  Enquanto assim dorme, qual Angelina Jolie, que faz de bruxa em “Malévola” na versão moderna do filme A Bela Adormecida, vai sonhando que a chumbaria deixe de soprar pelos canos de caçadeira dos acórdãos do Tribunal Constitucional, como quem abate Coelhos a saltar no monte, ali para os lados das Capelinhas de Vila Flor, no caminho antigo para Roios. Do sono profundo passa a pesadelo e é quando se dá conta de que os juízes tomaram-lhe o gosto e agora, quando sai um orçamento, carregam chumbo grosso e entoam assim, em voz de cântico de igreja: um coelho, dois coelhos, três coelhos a saltar, um é meu, o outro é teu, e no terceiro vamos atirar e… bumm... já está, lá foi mais um! E, tal como no filme, é neste preciso momento que o paspalho acorda.

Com este já são oito, que grande caçada! Diria o meu avô Alfredo que era um excelente caçador.
E agora o que resta ao governo? 
Bem, virar Costa(s) é perigoso, melhor será jogar pelo Seguro, daí a “boca” do Prof. Marcelo Rebelo de Sousa quando antevê o Portas de bigode, barba e óculos escuros a votar no Seguro como simpatizante do PS, nas “eleições abertas”. 

A política tem piada! Pelo menos de vez em quando. Ou quando não podem cortar nas nossas reformas nem no vencimento dos funcionários públicos.

Mas... regressemos ao segundo parágrafo, mais concretamente à música e ouçamos a Barbra Streisand, em Woman in Love. Ela não tem nada a ver com isto mas é bem melhor e bem mais relaxante. 
Pessoalmente bem preciso de a ouvir antes de ir, mais logo, ao urologista :-(


4 comentários:

  1. Muito bonito e oportuno. parabéns também pela "nossa" música.
    MAFreire

    ResponderEliminar
  2. É só mais uma daqueles desabafos que, para bem da minha saúde mental, não posso deixar dentro de mim. Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Continuas com a pontaria afinada. Pum!!! Aí vai mais uma chumbada: O laparoto foge aos ziguezagues mas não escapa a tantos tiros de todo o lado.
    A. Ribeiro

    ResponderEliminar
  4. :-) Na actual conjuntura sou mais uma presa indefesa perante estes "abutres" do que um caçador. Mas que "berro" daqui do meu canto e neste espaço, lá isso berro. Fico um pouco mais aliviado, mais nada. Agora o Tribunal, esse sim, tem dado uns "tirinhos" na muche.
    Um abraço amigo

    ResponderEliminar