Pretendo, despretensiosamente, divulgar aqui ideias, pensamentos, acontecimentos, imagens, músicas, vídeos e tudo aquilo que considere interessante, sem ferir susceptibilidades.

Falando de tudo e de nada... correndo o risco de falar demais para nada!


quarta-feira, 28 de maio de 2014

Reflexões matutinas…

Hoje de manhã (mas não muito cedo) estava a fazer a barba e enquanto me olhava ao espelho - com todo o cuidado para não me cortar - dei comigo a pensar na “porca” da vida.
E pensava: desde há uns meses que acordo dorido dos diferentes músculos do corpo (diz a Amélia que essas dores são provocadas pela Sinvastatina que ando a tomar para baixar os valores do colesterol) e angustiado com este mal-estar causado por otites permanentes aqui neste ouvido esquerdo que também tem a membrana do tímpano perfurada. Enfim… chateado com a vida e ainda por cima agastado com este meu mau feitio que frequentemente me provoca insónias. 
E continuei a pensar: como se muda tanto com o tempo! Hoje pensa-se duma forma e amanhã de outra. Mas, caramba, não temos que ser amorfos e neutros. Não temos que ser (ou parecer) velhos e ainda por cima parvos. Ou que, pelo menos, não o sejamos enquanto ainda conscientes.
Tudo “isto” a propósito das eleições que decorreram no último Domingo e da minha posição inicial que era a de votar em X, anulando o meu voto. Não resisti, mudei de opinião e tive de votar em consciência com os meus princípios.
Mas aquilo que mais me incomodava, hoje de manhã, ao fazer a barba, não era só isso. Era sobretudo ao pensar na opinião hipócrita e contraditória da maioria dos “nossos” políticos ao analisarem os resultados.
Os políticos dos partidos da coligação do nosso descontentamento lá vão singrando e sangrando desta derrota que interpretam quase como uma das suas conquistas.
Oh valha-me Deus! Então não perderam as eleições!?
Os políticos do Partido Socialista nomeadamente o seu Secretário-geral, António José Seguro, vêm afirmar - com toda a convicção - que os 31% de votos que o PS obteve lhes confere uma retumbante vitória.
Ao ouvir isto chego à conclusão que vou ter de reaprender Português pois pelos vistos não sei o significado de algumas palavras.
Então não foram apenas quatro pontos percentuais de diferença para esta coligação que nos tem (des)governado?
E depois temos a esquerda que está estilhaçada. Constata-se mais uma vez a sua fragmentação e, sobretudo, a queda do Bloco de Esquerda. Que me entristece. Felizmente conseguiram manter Marisa Matias, uma excelente deputada, presumo.
Gostei no entanto do resultado do PCP. Merecido, pela combatividade, pela genuinidade, pela coerência.
Quem ganhou foi a abstenção.
Isso revolta-me porque Passos e Portas conseguem (mesmo perdendo) levar a água ao seu moinho porque há muita gente que vai (ou foi) na cantiga. Isto pode ser uma visão simplista porque é um facto que o Partido Socialista não é alternativa nenhuma. Ficou demonstrado.
Olha-se para aquele António José Seguro e percebe-se porque ficamos inSeguros.

E pronto. Acabo de me barbear e de pensar furiosamente. Mas que fico a  sofrer e a remoer com o rescaldo destas tristes eleições, lá isso fico... 

4 comentários:

  1. Que maravilha!!!! Amigo Bernardino
    Como é interessante ver que há, no orgânico, gente com os sintomas parecidos ou próximos ( periféricos), com aqueles que também nós padecemos. Otites não, mas otolíticos “desarrumados” como o dono, isso tenho que me causam desequilíbrios ( como não já bastasse eu ser assim por natureza), tonturas e outros . Insónias, subscrevo por baixo. Mau feitio, sou bem pior. “Castrol” mudei para a Galp e ainda não tomo nada. Próstata já tomo químicos há muito pois a dimensão já é desproporcional ao desejo. Velhos!!! Claro que não, apenas já usados comó…….c….. Votar em (X) também me aconteceu igual a ti. O resto não vou gastar mais teclas porque a música, tenho a certeza, que vai continuar a mesma independentemente do MAESTRO.
    1 grande abraço amigo Bernardino.
    MAFreire

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Vilares, só agora vi aqui o teu bonito comentário. Tenho andado à procura do “tesouro perdido” pelas aldeias históricas do nosso País, ali no Concelho de Arganil e mais concretamente em Piódão.
      Quando te referiste aos “otolíticos” de que padeces lembrei-me logo das gravuras rupestres que vi ontem em Chãs d´Égua, lá perto de Piódão, que remontam aos períodos do Neolítico e da idade do Bronze :-) :-) Com a idade tudo (de mau) vai aparecendo não é?
      Daí o meu desabafo neste post. Já não tenho paciência para estes Seguros, Passos, Portas e outros que tais.
      Obrigado por apareceres por aqui com os teus comentários.
      Um abraço

      Eliminar
  2. Fazes tu mito bem amigo Bernardino.. O não teres paciência para Portas, Passos, Seguros e outras COMPANHIAS diferentes (mas iguais) àquela....."FALA A MARTA, EM QUE POSSO SER ÚTIL?" Estes e outros quejandos nem isso conseguem ser.
    Quanto ao comparares-me à idade dos "neolítico" muito obrigado. Eu sei que me pareço com os animais que abundavam, nessa idade, pela terra, extintos há milhões de anos e que tinham um corpo enorme( cmó ….) e cabeça, ……. pequenina. Há!ha!ha!
    1 abraço
    MAFreire

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O teu sentido de humor está aí sempre presente e fulgurante. Um abraço

      Eliminar