Pretendo, despretensiosamente, divulgar aqui ideias, pensamentos, acontecimentos, imagens, músicas, vídeos e tudo aquilo que considere interessante, sem ferir susceptibilidades.

Falando de tudo e de nada... correndo o risco de falar demais para nada!


quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

O Grupo 5.com(e) em Ponte de Lima (I)

Crónica de
  Alexandre Ribeiro

Cinquenta e cinco semanas depois da última deslocação a Ponte de Lima, aos 12 dias do mês de Dezembro de 2013, teve lugar mais uma reunião ordinária do Grupo 5.com(e) que se deslocou a essa ancestral vila portuguesa para saborear o tradicional e insuperável arroz de sarrabulho.
De notar que o grupo já se encontra devidamente representado nessa lindíssima terra, através da escola de Condução Jorge Matos e do Escritório de Advogados Alexandre Rocha.

Porto e Benfica andam à procura de reforços.
Na véspera e na antevéspera o Porto e o Benfica foram eliminados da champions. Por isso quase não se falou de futebol, nem houve as habituais picardias e chistes, pois num velório não se devem contar anedotas e não fica bem o roto rir-se do descamisado.
Mas recuemos um pouco: a recolha ao domicílio estava programada para as 11 menos um quarto, em casa do Rogério. Antes da hora marcada o motorista de serviço, o Alexandre, lá estava no seu Volvo, à espera do primeiro passageiro, que não se fez esperar. Depois, quando pensávamos ter de esperar pelo Bernardino, dado estarmos adiantados na hora, fomos surpreendidos ao vê-lo já à nossa espera. Em casa do Jorge foi só esperar que descesse da varanda presidencial, onde apareceu com a sua dama a saudar os presentes. O Mota, claro, devia ter descido quinze minutos antes da hora marcada, pois apesar de anteciparmos a chegada já o vimos impaciente à porta do prédio, a salivar.
Conclusão: para a ramboiada não há perna manca. Se o Jorge Jesus e o Paulo Fonseca sabem disso, com tantos pernetas lá para as bandas deles, ainda nos chamam para reforçar os respetivos plantéis.

Assim se constrói a democracia
Mas se não foi difícil o cumprimento do horário, já a escolha do local do repasto foi algo complicado depois de o Bernardino ter lançado a confusão ao falar num sítio onde havia comido uma vitela deliciosa.
Antes de chegarmos a casa do Mota já tínhamos abordado a questão do destino. Perante a hipótese de irmos ao sarrabulho a Ponte de Lima ou à vitela a Vieira do Minho, concluiu-se que o Mota já tinha afiado os dentes e iria ficar dececionadíssimo se não fossemos ao sarrabulho. E tinha que ser no Borges, que é o melhor do mundo. Mesmo assim, depois de o apanharmos, por um imperativo democrático colocou-se o problema a votação. Começou o Mota com uma declaração prévia: tanto me faz ir a Ponte de Lima como a Vieira do Minho. Vou para onde a maioria decidir.
Todos fingiram acreditar. E colocada à votação a hipótese de ida ao sarrabulho a Ponte de Lima a proposta não recolheu um único voto favorável. Todos se abstiveram.
Mas também não apareceu ninguém em defesa da hipótese alternativa. Por isso o Jorge, sabiamente, resolveu a questão: pronto, vamos então a Ponte de Lima, como quer o Mota.
A isto se chama respeito pelas minorias. Mas depois do almoço, como se verá, comprovou-se que há decisões aparentemente pouco democráticas mas que o tempo se encarrega de revelar muito acertadas. A sabedoria de alguns iluminados às vezes funciona melhor que o somatório dos votos da plebe.

Agradáveis para-choques e confortáveis airbags
A primeira paragem técnica foi na área de serviço de Santo Tirso para tomar café. Há que realçar este facto, porquanto constatamos que a área passou a estar apetrechada para outro tipo de serviços procurados por clientes cujas oficinas caseiras não ofereçam a qualidade pretendida. Com agradáveis para-choques e confortáveis airbags, os condutores que pretendam mudar óleo podem encostar às boxes e usufruir de saborosos momentos de relaxamento no meio de uma viagem mais cansativa.
(Continua...)

Sem comentários:

Enviar um comentário