Pretendo, despretensiosamente, divulgar aqui ideias, pensamentos, acontecimentos, imagens, músicas, vídeos e tudo aquilo que considere interessante, sem ferir susceptibilidades.

Falando de tudo e de nada... correndo o risco de falar demais para nada!


segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

O Grupo 5.com(e) de novo em Ponte de Lima (III)

Quem é este um mendigo?
Também faz parte da tradição ir dar lustro ao touro num recanto pitoresco de uma das ruas mais típicas da vila, perto do busto do cardeal Saraiva, que nos olha com o seu ar bonacheirão.
Perto dali encontramos um mendigo, um sem-abrigo, estendido num banco de jardim. Pareceu-nos ter um ar familiar. Brincou connosco e acolheu-nos com um sorriso nos lábios, como um cachorrinho quando é afagado pelo dono.
Antes de iniciarmos a viagem de regresso fomos à beira rio deixar-nos fotografar junto à legião romana que nos primórdios da nossa história veio cá com intuitos de juntar esta terra à sua lista de conquistas. Mas viram logo que não é fácil derrotar-nos. Connosco até têm medo das sombras. Reza a história que a legião se recusou a atravessar o rio, convencida que quem passasse para a outra margem perdia a memória.
Se não os pudemos vencer pelas armas vencemo-los pela argúcia. Chicos espertos somos nós e isso já vem de longe.

Felizmente em cada casa há um Toni que nos acolhe de pernas abertas
Cumprida a agenda de trabalhos havia que regressar a casa, onde chegamos já era noite cerrada, apesar de pouco passar das 18 horas. Sem qualquer percalço a assinalar na viagem só resta registar um episódio já recorrente. Já prestes a estacionar o carro em casa este cronista começou a sentir as já crónicas cólicas intestinais, que em espaço de minutos passaram de um simples mal-estar a uma desagradável e difícil luta contra o tempo.
Telefona então o Bernardino a dizer que se esqueceu dos bolinhos e foi preciso ir ao seu encontro. Mas o assunto foi rapidamente resolvido. O pior foi um vizinho que apareceu na altura mais inoportuna e começou a falar num problema do prédio para o qual andamos à procura de solução. A questão é que com os problemas do prédio posso eu bem. Com os outros é mais difícil, mas não se pode simplesmente mandar o vizinho bugiar.
Despachado o vizinho, foi o sprint do costume, com uma impressionante reta final a caminho da vitória. E, como da outra vez no Toni de Vila Flor, chega-se direto ao céu logo depois de se passar pelo inferno, contrariando tudo aquilo que se aprendeu na catequese.

Valadares, 12 de Dezembro de 2013
 O secretário/cronista
 Alexandre Ribeiro

Nota Final:
E agora o vídeo prometido! Comprovem, de preferência em full screen, a memória "fotográfica" do nosso grande cronista!


São estes momentos de convívio, sadio e verdadeiro, que também nos dão alento para continuarmos a viver com alguma alegria...

Sem comentários:

Enviar um comentário