Pretendo, despretensiosamente, divulgar aqui ideias, pensamentos, acontecimentos, imagens, músicas, vídeos e tudo aquilo que considere interessante, sem ferir susceptibilidades.

Falando de tudo e de nada... correndo o risco de falar demais para nada!


sábado, 21 de dezembro de 2013

O Grupo 5.com(e) de novo em Ponte de Lima (II)

O Borges versus Cinda
Chegamos a Ponte de Lima à hora prevista e fomos logo diretos ao destino, o restaurante Borges, a caminho do Tesido, perto da Borracheta e Subquintão.
O menu do almoço foi aprovado por unanimidade e sem necessidade de consultar a carta. Aliás, já não foi preciso escolher. Vou só repescar o que consta da ata do ano passado: “broa, azeitonas, chouriço assado, arroz de sarrabulho e leite-creme queimado. Apenas nas bebidas o Jorge destoou, pedindo água em vez do saboroso verde tinto da casa”. “No final de tão copiosa refeição a escolha acabou sendo aprovada por aclamação e o preço não deixou ninguém de tanga – 14 euros por cabeça”. Transcrição sic da ata do ano passado.
Só se mudou o cenário da Cinda para o Borges, pois quanto ao resto não se mudou uma simples vírgula. Quando muito uns cêntimos, como a cópia da conta bem demonstra.
Apenas se registam 3 notas complementares: a expressão de satisfação do Mota “maravilha. Isto está uma delícia”, orgulhoso por ter influenciado a escolha; o chouriço assado foi devorado até aos fios que atam as pontas e até se chupou o sumo da travessa (não, não veio a frigideira para a mesa); o tinto escorregou tão bem que acabou por vir uma média de uma garrafa por cabeça, se considerarmos que o condutor não podia beber (mas deu uma ajudinha) e o Jorge fez jus à fama de abstémio (um palavrão bonito e que lhe está corretamente aplicado).

Comandante Militar de Urrós
A conversa à mesa versou os temas do costume, com a crise em lugar de destaque e com alguns ausentes bem presentes: o inesquecível Carlos, o ainda não presente Álvaro e o recém afastado Vaz Nunes. Vieram à baila histórias e peripécias, não faltando os colegas de tropa, desde o Otelo ao Comandante Militar de Urrós.
Assuntos ligados à área da saúde começam também a ser tema recorrente, com uns bitaites que os leigos costumam mandar em função das mazelas que vão acumulando e que lhes vão dando um notável acervo de conhecimentos na área da medicina. Até permitem diagnosticar que o médico X deve ser gay, mas isso não impede que se “goste dele”.  Gostos não se discutem, mas percebe-se a ideia.

A jovem que adivinha as nossas intenções
Terminado o repasto fomos, como manda a tradição, tomar café ao centro da vila, à praça principal, esplêndida esplanada sobre o Lima.
Estacionado o carro no vasto parque junto ao rio (que fazem ali tantos carros? Haverá tantos reformados a passear por Ponte de Lima?), posamos para a fotografia da praxe, com a inevitável limitação de o fotógrafo não poder ficar no retrato. Vendo o nosso embaraço e adivinhando as nossas intenções, uma amável jovem prontificou-se, com grande entusiasmo, diga-se, a carregar no botão. Devia ser uma jovem, pois apesar de aparentar ter mais uns anitos que nós ainda usava na boca um aparelho corretor dos dentes.
Olha se fosse uma jovem/jovem e que adivinhasse com a mesma precisão os nossos desejos e se prontificasse de forma tão generosa a colaborar connosco! Ia ser bonito, ia.

Como enriquecem os políticos em Portugal
Como manda a tradição, procedemos à troca de prendas, ato simbólico e momento de animação com fotos a recordar o momento.
Quem reparasse no nosso ar relaxado e visse uma das prendas - o livro Como enriquecem os políticos em Portugal” - julgaria porventura que seriamos um grupo de políticos da oposição que estavam de passagem por Ponte de Lima, daqueles que pregam uma coisa e fazem outra, gostando de saborear os prazeres da vida, apesar de passarem o tempo a dizer mal dos governos.
Local de passagem obrigatória em Ponte de Lima é um pitoresco estabelecimento de petiscos – O Cardápio da Márcia. Destacamos hoje “estouros explosivos a sair do redondo”.
Daí abalamos para a sessão de compras, antes do regresso a casa. Ao contrário do que elas (as nossas mulheres) possam pensar, estiveram sempre presentes no nosso pensamento. Ai de nós se nos esquecêssemos! Havia que lhes levar uma lembrança para as compensar de um dia sem os nossos “carinhos”. Houve quem optasse por levar uns bolinhos, para lhes adoçar a boca. Outros optaram por as presentear com uma vistosa “estrela de natal”. Cai sempre bem oferecer flores a uma mulher.
Só espero que cada um tenha feito a escolha acertada. Seria dececionante ouvir um comentário do género “andaste a trazer bolos e nem te lembraste que eu ando a fazer dieta e não quero engordar. Ainda se fosse uma flor… “ou ao invés, aquelas que receberam flores dizerem “chegaste atrasado, que eu já tenho a decoração do natal completa. Ainda se fossem uns docinhos…”.
“Não trouxe doces porque sei que andas a fazer dieta” ripostamos nós.
“Pois, mas é só por uma vez e também faz bem prevaricar de vez em quando”.

É difícil gerir estas sensibilidades.
(Continua...)

2 comentários:

  1. Amigo Bernardino! Ou amigo “Toninho” como te trata, carinhosamente, a minha amiga e tua irmão em Terras para além sabor!!.
    Continuo, com gosto e entusiasmo a seguir a forma linda e exemplar com descreveis a vossa “odisseia” de amigos. Gosto, mas aguardo com alguma ansiedade as imagens, pois uma….vale + do có….
    Aproveito para informar que “saquei”, porque admiro e também, como vós, me identifico com a forma e o conteúdo, a imagem do “CARDÁPIO DA MARCIA”, pois tenho intenção, depois da tua autorização, de a transformar em Email a mandar a uns tantos “merendeiros” do 1949 que fizeram a “colonial” comigo de 72 a 74 em Silva Porto (agora chamam-lhe outra coisa), mas essa coisa que lhe chamam agora não é do meu tempo nem por lá passei, por isso repito: em Silva Porto-Angola e que, como eu, só acham piada aquilo que já não podem “comer”.
    Continua amigo a seres tu. Só assim serás aquele que trato tão bem e tão de “perto”.
    1 Abraço também para os “com(e)”.
    MAFreire

    ResponderEliminar
  2. Caro amigo! Não sabes quanto aprecio as tuas intervenções aqui neste espaço! Sobretudo porque me remete para um tempo em que a tua ironia (estilo Pinto da Costa - apesar de não gostar nada deste gajo!) tanto me divertia no sentido positivo. Era um tempo de descoberta para mim e tu estavas lá. Entendes?
    Obrigado amigo por teres estado comigo nesse tempo e por me ires acompanhando neste, mesmo sabendo que nem sempre estarás de acordo comigo, pelo menos sobre o ponto de vista político e, muito menos, desportivo.
    Já te disse uma vez e repito: tu neste grupo dos 5.com estavas nas tuas quintas! Gostam de se divertir, de comer bem e são todos adeptos do FCP, (às vezes até chateia mas eu lido bem com isso) mas são todos excelentes companheiros e amigos.
    Quanto ao Cardápio da Márcia utiliza-o da forma e do modo que te der mais jeito (e tens tanto por onde escolher) :-)
    Um abraço

    ResponderEliminar