Pretendo, despretensiosamente, divulgar aqui ideias, pensamentos, acontecimentos, imagens, músicas, vídeos e tudo aquilo que considere interessante, sem ferir susceptibilidades.

Falando de tudo e de nada... correndo o risco de falar demais para nada!


sábado, 22 de junho de 2013

Conto: Neto de um emigrante em Paris! (XXIV)

- “Bon, voie la... maintenant nous devons aller… Entra, entra e senta-te aí no banco de trás com a menina Branchard, que é a filha do meu patrão” - disse-lhe Ricard, com um tom de voz autoritário
Zeferino entrou, saudou a jovem loura e sentou-se nos estofos de pele que ainda cheiravam a novo. Ficou o mais longe e afastado possível com receio que a jovem desse conta do seu cheiro a suor.
Ricard, depois de colocar o seu boné de motorista, arrancou suavemente fazendo o sinal de pisca para a sua esquerda e deu entrada numa enorme avenida em direcção ao edifício do Palácio da Justiça de Poitiers.
A jovem apercebendo-se provavelmente do pouco à vontade de Zeferino, virou-se para ele com um ar sorridente e, num tom sereno e cativante, disse-lhe num francês académico e perfeito que lhe soou a música melódica:
- Vem, chega-te mais para cá, podes vir para ao pé de mim que eu não te mordo!
- Hummm, é precisamente por isso que não me aproximo mais - retorquiu ele, retribuindo o sorriso, nas encolhendo os ombros e mantendo-se à mesma distância.
E riram-se um para o outro mais pelo tom brejeiro da voz do que pelo conteúdo.
Zeferino porque, de facto, não se sentia suficientemente limpo naquele ambiente, que para ele era um luxo, deixou-se ficar no seu canto procurando relaxar. 
Sem se dar conta, e nem saber muito bem porquê, naquele preciso momento, os seus pensamentos afastaram-se daquele espaço e daquele tempo e embrenharam-se noutros. Naquele comboio que se dirigia a grande velocidade para Paris levando-o a si e a Emeralda. A sua expressão tornou-se mais leve, suave e descontraída, deixando subentender que o mundo onde o seu cérebro estava, para além de distante, era muito agradável e brilhante. Era como se estivesse num espaço e num tempo onde o afastamento fosse completamente anulado. Onde ambos estavam tão próximos que só a pele os mantinha afastados. Onde o toque da boca dela o tinha maravilhado e deixado completamente arrebatado. Num tempo que parecia ao mesmo tempo tão eterno e tão fugaz. Num espaço tão distante e tão afastado de si que parecia tender para o infinito. Mas mentalmente tudo tão próximo, tão forte e tão intenso.
Bruscamente regressou à realidade com o som aprazível da voz dela: 
Je suis Lille!
- Ããhh!? Êtes-vous Lille ou avez-vous vivre à Lille? Retorquiu ele um pouco atrapalhado.
- Non, non... mon nom est Lille - sorriu ela.
- Que curiosa coincidência! A minha mãe chama-se Laura e nasceu em... Lille!
- Oh..la...la, então a tua mãe é francesa. E vive cá?
- Não. Nasceu em Lille e viveu em Paris até aos 12 anos. Depois fugiu para Portugal com os meus avós quando os Alemães invadiram a França, durante a II Guerra Mundial. Por lá ficou, aprendeu a falar bem português, casou com o meu pai e… depois nasci eu. Por tudo isso, costumo dizer que devo a minha vida a um dos maiores loucos e assassinos da história mundial: Adolfo Hitler!
- Eheheheh. Tens piada e eu simpatizo com pessoas assim como tu engraçadas e também com portugueses
E pronto, foi assim que começou a conversa entre eles.
Ela era loira, tão loira e tão bem vestida quanto uma actriz de cinema consegue ser. Para além disso era bastante bonita e energética. Parecia muito inteligente também. Não demorou muito tempo a perceber que Zeferino andava à boleia não só porque teria pouco dinheiro mas também pela aventura e pela descoberta de si e do mundo que o rodeava.
Ele, confrontado com estas reflexões da parte dela não lhe custou admitir que sim. Que, não tendo muito dinheiro, podia fazer perfeitamente a viagem de regresso a Portugal de comboio, ou de camioneta, mas que preferiu fazê-lo deste modo para, no fundo, conhecer os seus próprios limites. 
Disse-lhe também que ia apanhar boleia  para Bordéus com Ricard às seis da manhã e, por isso, tinha de arranjar urgentemente onde dormir.
- Espera aí que eu trato disso se tu aceitares a minha proposta - disse ela. E, virando-se para Ricard: -deixa-nos em frente ao CIO, Centre de Information et d´Orientation e amanhã apanhas o Zeferino aqui na esquina da Rue Léopold-Thézard.
Depois de saírem do automóvel e de terem (re)confirmado a hora e o local com  Ricard, sentaram-se na esplanada de um café e, enquanto bebiam uma cerveja, ela aproveitou para o convidar para uma festa que ia dar em casa dela nessa mesma noite e que provavelmente só terminaria já de madrugada. Assim, poderia sair da festa e ir directamente para a esquina da Rue Léopold-Thézard onde apanharia a boleia sem precisar de alugar um quarto.
Quando acabou de beber a sua cerveja, de forma descontraída e confiante, ela disse-lhe: - Bom, agora tenho de ir. Fiquei de me encontrar ali para os lados do Palácio da Justiça com uns amigos antes de ir para a festa. 
Levantou-se da cadeira depois de ter escrito num papelinho a morada de sua casa e saiu, dizendo até já. 

Zeferino aceitou o papelinho com a morada escrita pensando que nunca na vida a iria procurar e, por conseguinte, despediu-se dela com um adeus, acreditando que, na verdade, nunca mais a veria...

(continua...)

Sem comentários:

Enviar um comentário