Pretendo, despretensiosamente, divulgar aqui ideias, pensamentos, acontecimentos, imagens, músicas, vídeos e tudo aquilo que considere interessante, sem ferir susceptibilidades.

Falando de tudo e de nada... correndo o risco de falar demais para nada!


quinta-feira, 13 de junho de 2013

ACTA nº 3 (ou será ata?) - II

O G5, ou 5.come, é um grupo sui generis, sobre o qual permanentemente pairam dois fantasmas que o grupo não consegue esconjurar.  
Um desses “fantasmas” é uma dolorosa recordação desse amigo que muito cedo nos deixou e que incarnava a irreverência, a espontaneidade e a alegria dos momentos vividos em grupo, entre os amigos que muito prezava. 
O outro fantasma que ensombra o grupo, continua entre nós, mas ausente, deixando uma lacuna de que iremos falar mais tarde. Mas primeiro caraterizemos um pouco melhor o G5. 
Na sua constituição atual o grupo reúne um naipe de bem-casados, certinhos, cumpridores rigorosos de várias regras (a começar na pontualidade. Não falemos das outras, que são matéria “reservosa”).
O futebol é, naturalmente, um dos pontos obrigatórios de conversa. Tanto mais picante quanto existe um ceguinho onde todos malham com pouca dó e sem muita piedade. É verdade ou não, ó Bernardino? Depois do limpinho/sujinho, o SLB (e o seu vice-presidente, o EM da TV) acabou “enrabadinho” por aquele a quem chamou tolinho. Toma lá que é para aprenderes e para não falares antes do tempo!     
Voltando à vaca fria (já me esquecia de dizer que o Jorge aproveitou para ir ao talho Serrano abastecer-se da saborosa vitela arouquesa) o grupo também fala muito de política, mas no sentido nobre da palavra. Nada de partidarites. Fala-se dos profundos problemas do país e do mundo, das causas e das consequências das desgraças que nos estão a acontecer. Às vezes até dá para apontar soluções. Se os governantes nos ouvem ainda as vão querer aplicar sem pagar direitos de autor. Ladrões! A religião é tema que, não sendo tabu, não aparece normalmente no cardápio do grupo. A gastronomia é um dos temas prediletos, muito mais na vertente aplicada que no mero patuá, que neste caso não leva mesmo a lado nenhum. 
Ao contrário dos temas habituais de conversa em grupos congéneres, ninguém fala em pombas (tema ultrapassado e arredado deste grupo por razões sociológicas que se compreendem). 
Resta um tema fundamental e “obrigatório” em tertúlias onde só entram machos: falar de gajas boas, de aventuras, usando o vernáculo a sério e contando aqueles episódios mais sórdidos. Salva-se o Bernardino, que por vezes ousa explorar o tema, mas com a elegância de um verdadeiro cavalheiro e usando a pena de um verdadeiro escritor. Conclusões: o grupo é constituído por bons rapazes, honrados, respeitadores. A este respeito recomenda-se a releitura da ata n.º 1, elaborada por ocasião da visita a ponte de Lima. 
Bom, mas lá no fundo o grupo sente a falta de alguém que agite um bocado essas águas. Daí pairar o fantasma do “outro”, que recorrentemente vem à baila. Toda a gente sabe de quem estou a falar. 
Depois desta profunda análise, voltemos a coisas mais comezinhas (comezinhas de comer, embora as gajas também sejam, mas noutro sentido).
No ano 2012 o grupo fez as seguintes incursões/excursões na área da gastronomia:
1 - Em março – leitão da Bairrada
2 - 30 de Agosto – viagem ao nordeste, com almoço no Lagar
3 - 2 de outubro – viagem à Galiza, com mariscada no Grove
4 - 21 de novembro – sarrabulhada na Cinda, em Ponte de Lima
5 - 12 de dezembro – salto ao Porto para comer um pernil no Antunes.

O ano 2013 começou sob bons auspícios, com o grupo a marcar pontos e a atingir muito mais cedo a marca do ano anterior:
1 - março – bacalhau na brasa no Forninho, em Nogueira da Regedoura
2 - 21 de maio – vitela Arouquesa, no Parlamento, em Arouca.

Estamos já com um avanço de 3 meses. Vamos no bom caminho e cheios de vontade de, no mínimo, igualar a performance do ano anterior. Mas nada de fiar. Ainda falta muito para o fim do campeonato. Não podemos facilitar e adormecer à sombra dos louros já conquistados. Temos de tomar muita atenção que a performance do segundo semestre do ano passado foi emocionante, cumprindo-se uma agenda muito bem recheada em termos qualitativos e marcando muitos pontos. Não nos podemos distrair e dar abébias como o SLB, que caiu quando já cantava vitória após a visita à Madeira. Exige-se concentração máxima, até ao fim do nosso campeonato e até este estar efetivamente ganho. Toca a amealhar pontos o mais cedo possível. Cumpre-me o dever de alertar. Depois não digam que eu não avisei. 
Mas a quem é que eu já ouvi isto? Não há dúvida que são sábias palavras. Só podem ter sido proferidas por alguém muito importante e muito sábio. Quero por isso imitá-lo.

Valadares, 21 de maio de 2013


3 comentários:

  1. SLB???? é alguma pintura rupestre do CÔA?
    Deixa-ta disso e responde-me:
    E a reportagem FOTOGRÁFICA/VISUAL?????
    1 abraço
    MFreire

    ResponderEliminar
  2. Pois… desta vez não há reportagem fotográfica. Lamentavelmente nenhum de nós se lembrou de levar máquina.
    Mas a descrição do Alexandre é ela própria “fotográfica”, podes crer…
    Quanto ao SLB é melhor não dizeres nada :-) Bem basta o que ouço por aqui apesar de a dada altura terem como certa a vitória do GLORIOSO. Depois um deles lembrou-se de fazer uma promessa de ir a a pé Fátima com um grupo de "andrades fanáticos" e a Santa para não os ver nem ouvir lá lhes fez a vontade tal e qual como fez ao outro "palhaço" que mora ali para os lados de Belém... e pronto com isso e com o "mijo" todo lá ganharam aos 92 min.
    Para o ano há mais...
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. SE NÃO FOSSES TÃO AMIGO, DIRIA QUE ESTÁS A SER INJUSTO. NÃO FORAM AS "REZAS", NEM O "MIJO" E MUITO MENOS AS "FRUTAS" FOI APENAS E SÓ A FALTA DE HÁBITOS DE MUITAS VEZES GANHAR (títulos), DE QUE VOCÊS SOFREM. Os “milhafres” "OFERECERAM-NOS" o campeonato, não no DRAGÂO, porque aí era certinho, certinho, certinho…..mas sim no estádio dos "LAMPIÕES” e não dos "CAMPiÔES" ONDE, COM O Estoril, fizeram de nós o que nunca deixámos de ser: Campiõõõeeesssss!
      1 GRANDE ABRAÇO
      MFREIRE

      Eliminar