Pretendo, despretensiosamente, divulgar aqui ideias, pensamentos, acontecimentos, imagens, músicas, vídeos e tudo aquilo que considere interessante, sem ferir susceptibilidades.

Falando de tudo e de nada... correndo o risco de falar demais para nada!


domingo, 2 de dezembro de 2012

O Douro: Um poema geológico... a beleza absoluta!

Pinhal do Douro é uma aldeia tipicamente transmontana que fica situada num planalto sobranceiro a caminho do Rio do mesmo nome e pertence ao concelho de Carrazeda de Ansiães que, por sua vez, fica situado no extremo sudoeste do distrito de Bragança. 

É a aldeia onde nasci e vivi até aos 7 anos de idade e onde me habituei a admirar o Rio Douro, as suas margens e as suas belas encostas.
 
O Vale do Douro é sobretudo rio, paisagem grandiosa e história de séculos. Homens e mulheres desventraram o solo, remexeram o xisto, elevaram filas e filas de socalcos e vinhedos, para que dele nascesse o vinho generoso a que chamam do Porto. Por sua vez o Rei D. José, inspirado pelo Marquês de Pombal, Sebastião José de Carvalho e Melo, fez a sua parte criando por lei de 1756 a Região Demarcada do Douro, fazendo dela a mais antiga região demarcada do Mundo e que se estende ao longo do rio Douro e seus afluentes, de Barqueiros até Barca D’Alva.

É, de facto, uma região que pode ser considerada uma obra-prima da natureza e do esforço humano. 

Inspirado nesta beleza deslumbrante construí este vídeo que podem e devem ver (em full screen).


2 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado Carla!
      Pela mensagem e por teres apreciado este pequeno trabalho sobre a nossa bela e gloriosa (também esquecida por muitos)região!
      Um abraço amigo

      Eliminar