Pretendo, despretensiosamente, divulgar aqui ideias, pensamentos, acontecimentos, imagens, músicas, vídeos e tudo aquilo que considere interessante, sem ferir susceptibilidades.

Falando de tudo e de nada... correndo o risco de falar demais para nada!


segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Conto: O neto do emigrante em Paris (I)

Ao sair de casa aconchegou a gola do casaco, naquela manhã fria do mês de Abril, de 1971. Apanhou, mesmo em frente ao Grémio da Lavoura, a camioneta que pertencia à Sociedade de Transportes de Vila Flor e que o levou, com lentas paragens em todas as aldeias, até à estação do caminho-de-ferro do Tua, onde esperou pacientemente pelo comboio que, por sua vez, o haveria de levar até Barca d´Alva.

Sentado num dos bancos desta estação olhava a chuva miudinha e enervante que caía de forma contínua e incessante. De olhar errante, mirava as carruagens enquanto um altifalante fanhoso debitava informações sobre a chegada e partida dos comboios. Depois, fixava-se nos carris a perder de vista, até à curva onde o olhar lhe consentia. Eram os carris do seu destino. Estava de partida para Paris, agora que entrara no período de interrupção das actividades lectivas da Páscoa, onde se iria reunir a alguns dos seus familiares que aí residiam e a outros que também tinham ido passar este período a casa do seu avô. 
Lá em Trás-os-Montes, dias antes, sua mãe ao partir para a cidade da sua infância e pré-adolescência, encostada à soleira da porta da cozinha e limpando as lágrimas a um guardanapo de tecido escuro que era o espelho da sua alma, dizia-lhe: "filho, sinto uma dor enorme em ter de partir numa altura destas, em que a ti não te dá jeito nenhum mas sabes ... tenho que ir visitar o teu avô ... tenho de ir... temos mesmo que ir  (reforçou) ... há ainda coisas pendentes a resolver ... ele está lá e já tem 70 anos. Espero que, logo que possas, te juntes a nós para aí passarmos a Páscoa juntos". Dito isto abraçou-o em silêncio e partiu, levando na mala em partes iguais, um quinhão de esperança e outro de desespero. Saiu e ele ficou sozinho e em silêncio na casa vazia. Até agora, que lhe segue o caminho.

O apito agudo do chefe da estação de Barca d´Alva interrompeu-lhe os pensamentos e o comboio partiu, com um solavanco.
Depois, seguiram-se perto de 24 horas de viagem, com episódios e paisagens diversas...
(continua...)

Sem comentários:

Enviar um comentário