Pretendo, despretensiosamente, divulgar aqui ideias, pensamentos, acontecimentos, imagens, músicas, vídeos e tudo aquilo que considere interessante, sem ferir susceptibilidades.

Falando de tudo e de nada... correndo o risco de falar demais para nada!


segunda-feira, 30 de julho de 2012

O Grupo dos 4pontocome continua a "turistar"!

Desta vez resolvemos visitar e apreciar, do piso superior de um dos autocarros turísticos descapotáveis, alguns dos principais pontos de interesse da cidade do Porto.
Com a pontualidade característica de todos os elementos do grupo, às 10h 30m, do dia 26 de Maio de 2011, já estávamos todos reunidos no local previamente combinado: o belo Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia.
A manhã estava agradável, serena e tranquila. Transmitia uma sensação de paz enquanto descíamos, a pé, até ao Cais de Gaia e se via o sol resplandecente a criar reflexos de belo efeito nas mansas águas do Rio Douro. Cá do alto mais parecia um espelho a reflectir o casario colorido da zona da Ribeira do Porto e os garridos barcos Rabelos, da marginal de Gaia.
Depois de devidamente instalados no piso superior do autocarro, o red bus, fomos conduzidos até ao centro histórico do Porto para aí apreciarmos os seus belos locais e monumentos. Percorremos todo o Cais de Gaia, atravessámos a Ponte de D.Luis I pelo tabuleiro inferior, passando ao lado da Muralha Fernandina e depois de passarmos o túnel da Avenida Infante D. Henrique, demos de caras com a Igreja de São Francisco e o Palácio da Bolsa, subimos a Rua Mouzinho da Silveira, passámos ao lado da monumental Sé Catedral  e depois pela Igreja de Sto Ildefonso.
Tínhamos a possibilidade de sair e visitar um ou mais monumentos e apanhar o autocarro seguinte mas não o fizemos. Fomos vendo, por fora e com calma, a imponência dos monumentos e a beleza arquitectónica das casas, varandas e janelas de ferro trabalhado em rendilhados pintados com cores fortes.
Passámos pelo espectacular Mercado do Bolhão, contornámos o imponente edifício da Câmara Municipal do Porto em direcção à Torre dos Clérigos e mais à frente à Igreja das Carmelitas. Metemos pela Rua D. Manuel II entrámos pela Rua de Júlio Dinis que nos conduziu até à Praça Mouzinho de Albuquerque (mais conhecida por Rotunda da Boavista), espreitando de longe o Mercado do Bom Sucesso. De seguida passamos mesmo ao lado da Casa da Música e descemos a longa Avenida da Boavista até ao Forte S. Francisco Xavier (Castelo do Queijo), metemos pela Avenida do Brasil, fizemos todo o Passeio Alegre, passámos por baixo da Ponte da Arrábida e parámos na Rua do Ouro, para almoçarmos na esplanada do Restaurante Morfeu na Marginal, onde comemos Cozido à Portuguesa para variarmos pois, na vez anterior, tinhamos aí comido outra das especialidades da casa: Rosbife. É um restaurante que o Grupo 4pontocome costuma visitar com regularidade. Tem um ambiente agradável, come-se bem e tem umas belas vistas para o Rio Douro, Ponte da Arrábida e marginal de Gaia. Para além de tudo isso tem um Chefe especialista na cozinha tradicional portuguesa e (não menos importante :-)) é um grande Benfiquista que me serve de aliado e me ajuda a confrontar o “inimigo”, enquanto saboreamos a sobremesa e tomamos agradavelmente o nosso cafezinho! :-))
A meio da tarde apanhámos o red bus que nos levou ao destino. Neste percurso de regresso fomos passando sucessivamente ao lado (ou próximo) do Museu do Carro do Eléctrico, Igreja de Massarelos, Museu Romântico, Palácio de Cristal, Museu do Vinho do Porto e o Museu dos Transportes e Comunicações.
Chegados ao Cais de Gaia, resolvemos experimentar o novo teleférico que liga a Margem Ribeirinha ao Jardim do Morro, evitando a caminhada íngreme até ao ponto de partida.
Este teleférico serve de promoção da cidade de Vila Nova de Gaia e do seu património arquitectónico. Ao fazermos o seu percurso de 700 metros de extensão e cerca de 65 metros de desnível entre a marginal e o Jardim do Morro tivemos também a oportunidade de apreciar lá do alto as caves do vinho do Porto, o belo casario das duas margens, a beleza da paisagem e do próprio rio com os seus barcos.

E pronto! Depois desta visita guiada por uma das mais belas cidades do Mundo, podem agora ver com os vossos olhos aquilo que nós fomos vendo e fotografando nesse dia, ao mesmo tempo que podem ouvir e apreciar a boa música do Rui Veloso e dos Botequim Fantasma.

 


2 comentários:

  1. Parabéns amigo.
    Boa Fotografia, Boa Reportagem, Boa Realização e já agora, meu amigo,....Boa Montagem.
    Parabéns ao Grupo...também pela Amizade.

    1 grande abraço

    freirevilares

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, amigo Vilares!
      Tu sabes que uma boa fotografia depende sempre de uma boa máquina, de uma boa paisagem ou de um(a) belo(a) modelo! O resto é fácil!
      Relativamente à montagem, bem … :-) aqui o elogio tem mais relevância porque vem de um especialista :-))
      O grupo agradece e um dia destes vai, de novo, a Trás-os-Montes e ficas, desde já, convocado para te juntares ao nosso "estágio".
      Um abraço

      Eliminar